quinta-feira, 13 de junho de 2019

9º ANO (Complementos de Matemática)

Bom dia!

A atividade a seguir visa encurtar a distância entre o professor e aluno potencializando as ações na fase assíncrona do processo de ensino-aprendizagem.

Além das listas compartilhadas ao longo do semestre as atividades avaliativas apresentadas aqui valerão 1,0 ponto-extra na média e teremos uma única atividade como esta neste bimestre. Logo, o aluno terá uma única oportunidade  para apresentar a resolução, desde que a solução seja compartilhada aqui nesse post de algum modo.

Dica: apresente sua solução nos comentários, através de um link compartilhado do seu drive. Basta seguir a instrução a seguir: (Copie e cole o link abaixo em seu navegador e siga as instruções)

https://www.youtube.com/watch?v=XOAvLjYEhHc

Após seguir as orientações compartilhe com a gente do seguinte exercício extraído da coleção +QUESTÕES CALLIS do Portal Poliedro, P. 40, Ex. 5, tema: Lei dos Cossenos.


5) Um cabide tem um formato que se assemelha ao de um triângulo isósceles e obtusângulo. O ângulo obtuso desse triângulo mede 120° e o lado oposto a esse ângulo mede 30 cm, como mostra a figura a seguir.





Considerando sen 120° = 0,87, cos 120° = −0,5 e tg 120° = −1,7, qual o valor das medidas dos lados opostos aos ângulos da base desse triângulo?





10 comentários:

  1. Aqui é o Murilo e segue abaixo o link da resolução:
    https://drive.google.com/open?id=1RdDDtTwwJYcNFX80L4JMie6XIIFa7YO6

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  2. https://drive.google.com/open?id=1YziKWkZkwLc4IvD8t5ySvWibJBMxkhpI

    Gustavo Carneiro Carpinelli
    9° ano
    N° 9

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  3. Aqui é o João Victor e segue abaixo o link da resolução:
    https://1drv.ms/u/s!AnhKinZFsLVedOwbZP4ne0txPqY

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  4. Aqui é o Matheus e segue abaixo o link da resolução: https://drive.google.com/file/d/1aXoUwaaAnRFBFN9J6mV1jNVXz4z7lsUv/view?usp=drivesdk

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  5. Aqui é a Erika e segue abaixo o link
    https://drive.google.com/file/d/1Ewne4X0BTCVP-7f9hFx6NL1ML0oCmlVN/view?usp=drivesdk

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  6. Olá a todos! Eu sou o Leonardo, aluno do 9º ano, segue a resolução para o exercício proposto:

    Para essa questão deve ser considerado o valor do seno de 60º, referente ao ângulo de 120º, o valor de 30º para os ângulos laterais desse triângulo isósceles e seu seno, além de adotar uma incógnita (x) para o lado desconhecido.

    Através da Lei dos Senos é possível afirmar que:
    30cm / sen60º = x / sen30º
    30cm / √3/2 = x / 1/2
    15 = √3x / 2
    30 = √3x
    30 / √3 = x
    30 / √3 . √3 / √3 = x
    30√3 / √3 . √3 = x
    30√3 / 3 = x
    10√3 = x
    Portanto, conclui-se que o valor das laterais é 10√3.
    Resposta correta: C

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  7. Oi aqui é a Amanda e a seguir esta minha resolucao:
    Primeira coisa que devemos fazer e dividir triângulo em dois para que forme um ângulo de 90° para cada triângulo
    Segunda coisa é descobrir os valores de todos os ângulos que são:90°,60° e 30°
    Depois disso vamos usar a tabela dos senos,cossenos e tangentes dos ângulos 15°,30° e 60°
    E vamos pôr na equação
    15 sobre 0,5= X sobre raiz de 2 sobre 2 e vamos fazer a regra de 3
    O resultado vai ser 15raiz de 2
    E então vamos fazer pitagoras e vamos encontrar 10 raiz de 3
    Resposta c

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  8. Excelente taxa de resposta, Alunos.
    Parabéns!

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  9. Ana Gabrielle 9º Ano
    Arrumei um erro de digitação da fórmula, mas a resolução está correta. Obrigada, Prof.!
    Bom final de semana!
    https://docs.google.com/document/d/1FFtmdlaryRhTJOomdCLWNJo6J3cMbymKF4iDebw9jWo/edit?usp=sharing

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  10. Ana Gabrielle 9º Ano
    https://docs.google.com/document/d/1FFtmdlaryRhTJOomdCLWNJo6J3cMbymKF4iDebw9jWo/edit?usp=sharing

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